POLÍTICA


Raissa Soares, a ‘dra. cloroquina’, anuncia pré-candidatura a deputada federal

Decisão foi tomada em reunião com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL

Foto: Divulgação/Assessoria

 

Conhecida como “dra. cloroquina” na pandemia de Covid-19, a médica baiana Raissa Soares (PL-BA) confirmou nesta quinta-feira (14) que disputará uma vaga de deputada federal pela Bahia em 2026. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, após encontro realizado na quarta-feira (13), em Brasília.

“Se tudo der certo, ela será a minha candidata a deputada federal pela Bahia. Será muito importante tê-la em Brasília para continuar a ajudar os baianos”, afirmou Valdemar Costa Neto, em uma postagem nas redes sociais.

Em 2022, Raissa obteve 1 milhão de votos na disputa ao Senado, mas não se elegeu. “Minha candidatura segue as diretrizes e orientações do presidente Jair Bolsonaro e do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, refletindo a força do PL. Meu foco é contribuir com projetos que beneficiem diretamente a Bahia e o Brasil”, diz Raissa.

Durante a crise do coronavírus, a médica defendia o que bolsonaristas chamavam de tratamento precoce com o uso de hidroxicloroquina, medicamento sem eficácia para combater a doença.

À época, e então secretária de Saúde de Porto Seguro (BA) também divulgou um vídeo no qual afirmava, sem provas, que vacinas contra a Covid-19 provocavam morte súbita, infarto, problemas neurológicos e catatonias musculares em crianças.

Raissa também dizia, incorretamente, não constar na bula da Pfizer dados de estudos em menores de 5 anos que a doença sempre apresenta formas leves em crianças, o que também não é verdade.