SANTALUZ


Alvo de operação do MP, prefeito Arismário Barbosa diz repudiar atos ilícitos com dinheiro público

Investigação mira suspeita de fraudes em contratos sem licitações que ultrapassam R$ 600 mil

Foto: Divulgação

Alvo de uma ação do Ministério Público da Bahia e da Polícia Civil, o prefeito de Santaluz, Arismário Barbosa (Avante), divulgou uma nota em que diz repudiar qualquer ato que possa comprometer o bom uso dos recursos públicos.

A Operação Tricoderma investiga um esquema de contratos sem licitação executados pelo município entre 2022 e 2024. Os valores ultrapassam R$ 600 mil.  Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais dos investigados —dois em Santaluz, cinco em Salvador e um em Lauro de Freitas.

“A atual gestão repudia qualquer ato que possa comprometer o bom uso dos recursos públicos e reforça que a apuração dos fatos é fundamental para garantir a correta aplicação dos recursos do município. Seguiremos acompanhando as investigações com serenidade, confiando na atuação rigorosa do Ministério Público e demais órgãos envolvidos para que a verdade prevaleça”, afirma Arismário em um comunicado divulgado por sua assessoria.

No texto, o prefeito diz refirmar seu compromisso com a legalidade e a ética na gestão pública e afirma estar à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.

Segundo a investigação do MP, os contratos sob a gestão de Arismário foram firmados com empresas e um escritório de advocacia para prestação de assessoria jurídica em contratações administrativas e de assessoria técnico-administrativa, havendo sobreposição dos objetos contratados e conflito de interesses.

O MP também apontou haver indícios de envolvimento de agentes públicos no direcionamento das contratações, que, além de ocorrer sem o devido processo licitatório, não demonstraram a efetiva entrega dos serviços.

Leia a íntegra da nota do prefeito de Santaluz:

“O Município de Santaluz, por meio do prefeito Arismário Barbosa, manifesta total transparência e cooperação com as autoridades no que diz respeito à ‘Operação Tricoderma’, deflagrada nesta quinta-feira (14), envolvendo investigações sobre contratos administrativos. Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade e a ética na gestão pública e ressaltamos que estamos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.

A atual gestão repudia qualquer ato que possa comprometer o bom uso dos recursos públicos e reforça que a apuração dos fatos é fundamental para garantir a correta aplicação dos recursos do município. Seguiremos acompanhando as investigações com serenidade, confiando na atuação rigorosa do Ministério Público e demais órgãos envolvidos para que a verdade prevaleça.

Por fim, reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento de Santaluz e a prestação de serviços públicos eficientes à população, sempre pautados pela responsabilidade, transparência e respeito ao interesse coletivo.”