MUNDO


Carla Zambelli passa mal antes de audiência de extradição na Itália

Julgamento foi adiado para o próximo dia 27 de agosto

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) compareceu nesta quarta-feira (13) ao Tribunal de Apelações de Roma, onde ocorreria a audiência sobre a extradição da parlamentar licenciada ao Brasil – ela é considerada foragida da Justiça brasileira. No entanto, ao chegar no local, alegou sentir-se mal. Conforme o g1, uma médica foi chamada para avaliá-la no próprio tribunal, mas o juiz responsável decidiu adiar a sessão para o dia 27 de agosto e determinar uma perícia médica. Até lá, a parlamentar continuará presa.

A audiência de hoje definiria se ela poderia aguardar em liberdade a decisão sobre o processo. Na ocasião, a defesa apresentou dois pedidos de soltura: um por motivos de saúde e outro argumentando que o governo brasileiro não teria feito um pedido formal de prisão preventiva.

Porém, a Corte Suprema da Itália já havia reconhecido que o alerta vermelho da Interpol — que consta no caso de Zambelli — equivale a um pedido internacional de prisão. O Tratado de Extradição entre Itália e Brasil prevê, no artigo 13,2, essa equivalência, incluindo a possibilidade de aplicação de medidas cautelares.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dias após a condenação, ela deixou o Brasil.