ECONOMIA


Lula reforça apoio a pequenos negócios e microempreendedores

Governo intensifica medidas para estimular o trabalho autônomo e fortalecer a economia popular

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News, nesta terça-feira (12), o presidente Lula defendeu o fortalecimento das pequenas empresas e dos microempreendedores no país.

“Temos hoje milhões de pequenos empreendedores. É importante porque trabalhar por conta própria é o sonho de muita gente”, afirmou, lembrando que a Lei Geral da Pequena e Média Empresa foi criada em 2006, durante seu primeiro mandato.

Segundo Lula, o governo vem implementando políticas públicas para impulsionar negócios próprios por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. “Criamos um programa que tem garantido muito crédito para esses trabalhadores”, destacou.

Ao comentar críticas vindas desse segmento, o presidente fez uma analogia com o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira. “Ele é o que mais ganhou títulos, mas, recentemente, perdeu para o Corinthians e ouviu a torcida chamá-lo de ‘burro’”, disse.

Lula reforçou ainda a importância de garantir proteção social a quem atua como autônomo, incluindo entregadores e motoristas de aplicativo. “Momentos difíceis podem acontecer na vida de qualquer pessoa, e é preciso que haja atenção à seguridade social”, concluiu.