POLÍTICA


Governo Trump critica Moraes e liderança de Lula e acusa retrocesso nos direitos humanos no Brasil

Documento do Departamento de Estado dos EUA diz que o governo Lula impediu o debate democrático e limitou a liberdade de expressão

Foto: Isac Nóbrega/PR

 

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta segunda-feira (12) um relatório em que afirma que os direitos humanos no Brasil pioraram desde 2024. O documento, formulado pelo Departamento de Estado, traz críticas diretas ao Supremo Tribunal Federal, em especial para o ministro Alexandre de Moraes, e as atuações do governo Lula.

Entre as críticas, o relatório cita as restrições à liberdade de expressão, bloqueios de redes sociais, como a plataforma X, e decisões judiciais consideradas desproporcionais, afetando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para os EUA, houve uma atuação irregular do Judiciário no controle do debate público.

“A situação dos direitos humanos no Brasil piorou durante o ano. Os tribunais tomaram medidas amplas e desproporcionais para minar a liberdade de expressão e a liberdade na internet ao bloquear o acesso de milhões de usuários a informações em uma importante plataforma de mídia social em resposta a um caso de assédio”, declara o Departamento de Estado.