ECONOMIA


Preço do café registra primeira queda em 18 meses, indica IPCA

Alta acumulada no ano ainda é preocupante

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o preço do café registrou uma queda de 1,01% em julho, a primeira vez em 18 meses. O produto foi considerado um dos vilões da inflação em boa parte do período, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (12).

A queda nas cotações pagas aos produtores após a colheita da safra de 2025 foi um dos principais motivos para a queda. No acumulado do ano, o preço do café ainda apresenta alta de 41,46%, enquanto no período de 12 meses o aumento chega a 70,51%.

A redução acontece em um momento de volatilidade no mercado nacional com as tarifas de 50% aplicadas a diversos produtos brasileiros, incluindo o café, pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na semana passada, o preço do café na bolsa de Nova York subiu 8%, refletindo a preocupação dos investidores com as taxas que podem dificultar as negociações entre os maiores consumidores de café do mundo, os Estados Unidos, e o maior produtor e exportador, o Brasil.