POLÍTICA


Rui Costa diz que pode sair do governo Lula em abril de 2026 caso dispute vaga ao Senado

Ministro da Casa Civil reafirmou que colocou nome à disposição de Lula para disputa à Casa Alta no pleito do próximo ano

Foto: Wagner Lopes/CC

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta terça-feira (12) que pode deixar o governo Lula, em abril de 2026, caso o nome dele seja referendado para disputar uma das duas vagas da Bahia ao Senado, nas eleições de outubro do próximo ano.

Em entrevista à Rádio Alvorada FM, da cidade de Guanambi (sudoeste do estado), Rui contou que o martelo sobre a questão só será batido entre os meses de fevereiro ou março. O titular da pasta citou como exemplo a Lei das Eleições — que determina que os ministros que pretendem concorrer a um cargo eletivo tem até seis meses para deixar o posto antes da eleição — para tomar a decisão. “Vamos decidir junto com o presidente Lula, o governador Jerônimo [Rodrigues] e o senador Jaques Wagner. Política se faz em grupo”, afirmou Rui.

No entanto, apesar de frequentemente reforçar o desejo em disputar o Senado, Rui terá de vencer uma “queda de braço” junto aos demais partidos da base aliada de Jerônimo Rodrigues. Isso porque o senador Angelo Coronel (PSD-BA) já manifestou que a única intenção dele, em 2026, é disputar a reeleição ao cargo, aumentando o imbróglio dentro do grupo que comanda a Bahia há quase 20 anos. Além deles, outro que vem se colocando na disputa é o senador Jaques Wagner (PT-BA).