POLÍTICA


Assessor diz que encontro entre Lula e Trump na ONU não está nos planos

Encontro entre os presidentes é aguardo para discutir o tarifaço

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, disse que um encontro entre Lula (PT) e Donald Trump na 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, não está nos planos do governo brasileiro.

“O Brasil, por tradição, é o primeiro orador na Assembleia Geral, e os Estados Unidos são o segundo. [Lula e Trump] podem se encontrar, podem não se encontrar. Eu acho que o presidente Lula será sempre côrtes porque é da natureza dele. Agora, hoje, eu não creio que esteja nos planos pedir um encontro”, afirmou Amorim em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira (11).

O encontro entre os dois presidentes é bastante aguardado por conta do tarifaço imposto a produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

Celso, no entanto, não descartou uma mudança nos planos, desde que haja “gestos que justifiquem” um contato mais próximo entre os chefes de Estado.

Ainda na entrevista, o assessor da presidência classificou as declarações feitas pelo vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, como “totalmente inaceitáveis”.