JUSTIÇA


Bolsonaro e outros réus têm até quarta-feira para apresentar defesas em processo sobre tentativa de golpe

STF analisa caso que envolve sete acusados por articular golpe de Estado após eleições de 2022

Foto: Agência Brasil/Arquivo

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros seis acusados no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado têm até quarta-feira (13) para apresentar as alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Encerrada essa fase, o relator Alexandre de Moraes poderá levar o caso à pauta de julgamentos da Primeira Turma da Corte. A Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta Bolsonaro como líder de uma organização criminosa que teria articulado um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. As defesas negam as acusações, alegam ausência de provas e pedem absolvição por falhas processuais.

Além de Bolsonaro, são réus o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno, o ex-ministro da Casa Civil Braga Netto e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira. Eles respondem por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada.

O ex-ajudante de ordens Mauro Cid, também apontado como integrante do núcleo central, já apresentou suas alegações finais após firmar acordo de delação premiada.