ECONOMIA


Ações europeias recuam antes de reuniões entre EUA, Rússia e China

Mercados operam com cautela diante de conversas sobre guerra na Ucrânia e disputas tarifárias

Foto: Freepik

 

As bolsas europeias iniciaram a semana em queda, com investidores evitando grandes movimentações à espera de negociações políticas e comerciais decisivas nos próximos dias. O índice pan-europeu STOXX 600 recuou 0,1% nesta segunda-feira (11), devolvendo os ganhos da manhã, mas ainda perto do nível mais alto desde 31 de julho.

O foco do mercado está na reunião marcada para sexta-feira (15) no Alasca, onde Estados Unidos e Rússia devem discutir um possível acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, que já dura três anos e meio. A possibilidade de entendimento pressionou empresas de defesa, como a alemã Rheinmetall, que caiu 4,6%, e a Renk, que perdeu 1,6%.

Outro ponto de atenção é o prazo de 12 de agosto para que EUA e China definam um acordo comercial. A expectativa é de prorrogação para evitar tarifas de três dígitos sobre produtos entre os países.

Nos índices regionais, Londres subiu 0,37%, enquanto Frankfurt caiu 0,34% e Paris recuou 0,57%. Em Milão, houve queda de 0,10%, e Lisboa perdeu 0,46%. Madri destoou e registrou alta de 0,21%.