ECONOMIA


Lula finaliza plano aos setores afetados por tarifaço de Trump

Líderes tem reunião marcada para a tarde desta segunda-feira (11)

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), discutem os últimos detalhes do plano de contingência para mitigar os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Alckmin conduz as negociações com autoridades norte-americanas e mantém diálogo com o setor produtivo nacional. A reunião entre os dois está marcada para a tarde desta segunda-feira (11). O plano, no entanto, deve ser anunciado até terça-feira (12).

O documento prevê concessão de crédito para empresas mais afetadas e aumento das compras governamentais, com prioridade para pequenos produtores sem alternativas à exportação para o país norte-americano. Também será criado um parâmetro para medir o impacto das tarifas sobre cada setor, levando em conta o grau de dependência das vendas ao mercado norte-americano.

As novas tarifas de 50% começaram a valer em 6 de agosto, atingindo 35,9% das mercadorias exportadas para os EUA — o equivalente a 4% das exportações brasileiras. A medida foi assinada pelo presidente Donald Trump em 30 de julho.

Paralelamente ao socorro aos exportadores, o governo busca ampliar a lista de produtos não atingidos pelo aumento tarifário. Atualmente, cerca de 700 itens brasileiros seguem pagando a tarifa anterior, de 10%, incluindo suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, além de motores, peças e componentes.