MUNDO


Estados Unidos irão exigir entrevista presencial para emissão de vistos

Medida passa a valer a partir do dia 2 de setembro

Foto: Reprodução/Freepik

O Departamento de Estados dos Estados Unidos anunciou que quem solicitar o visto de não imigrante para entrar no país deverá passar por uma entrevista presencial com um agente consular. A Embaixada dos EUA no Brasil divulgou a medida no domingo (10).

Segundo as informações divulgadas, a regra passa a valer no dia 2 de setembro. A medida será imposta também para pessoas que estão renovando o visto e para menores de 14 anos e maiores de 79.

Quem não precisa fazer a entrevista presencial:

  • Candidatos que tenham os seguintes símbolos no visto: A-1, A-2, C-3 (exceto atendentes, empregados domésticos ou funcionários pessoais de pessoas credenciadas), G-1 a G-4, Nato-1 a Nato-6 e Tecro E-1;
  • Solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais;
  • Pessoas renovando visto B-1, B-2 ou B1/B2 de validade integral, ou cartão de travessia de fronteira (para mexicanos), desde que:
  1. o pedido seja feito dentro de 12 meses de vencimento do visto anterior;
  2. tenham a partir de 18 anos na emissão do visto anterior;
  3. façam a solicitação no país de nacionalidade ou residência;
  4. nunca tiveram um visto recusado (a menos que a recusa tenha sido revertida ou dispensada);
  5. não apresentem inelegibilidade aparente ou potencial.

O Departamento de Estado dos EUA informou que agentes consulares podem, a seu critério, exigir entrevistas presenciais por qualquer motivo. A recomendação é que os solicitantes consultem os sites das embaixadas e consulados para verificar, com detalhes, os requisitos e procedimentos para a solicitação de vistos.