ECONOMIA


Empresário critica planos da BYD na Bahia e diz que governo chinês não incentiva fábricas no exterior

Sérgio Habib ficou conhecido por ter tentado instalar uma fábrica da JAC Motors na Bahia, mas projeto não saiu do papel

Foto: Reprodução/Youtube

O empresário Sérgio Habib, do Grupo SHC — conhecido por ter tentado instalar uma fábrica da JAC Motors na Bahia — fez críticas à chegada da BYD ao estado, durante entrevista ao podcast Market Makers. O executivo ficou marcado por um episódio simbólico durante o governo Jaques Wagner: o “enterro” de um carro da JAC no terreno onde a fábrica seria construída. O projeto, no entanto, não saiu do papel e ele acabou desistindo do investimento.

Segundo o empresário, para o governo chinês não há interesse em apoiar a abertura de fábricas no Brasil ou na Europa, já que isso não gera empregos no próprio país. “Qual é o interesse da China em ajudar montadora chinesa a abrir fábrica no Brasil ou na Europa? Nenhum. Não vai gerar emprego lá. Eles querem empregos lá”, afirmou.

Para Habib, o mais vantajoso para as montadoras chinesas é o modelo SKD (semi-knocked down), no qual os carros chegam praticamente prontos, apenas desmontados para montagem final no país. Questionado sobre a fábrica da BYD na Bahia, ele foi cético. “BYD, por enquanto no Brasil, o que eles estão fazendo é SKD. O ar do pneu é chinês — talvez o ar seja brasileiro — mas por enquanto não tem conteúdo nenhum aqui. Vamos ver quando realmente tiver conteúdo.”

O empresário citou ainda a Great Wall Motors (GWM) como exemplo de atrasos. “Ela disse que abriria a fábrica em 22, depois 23, 24, 25 e agora fala em 2026. Mas já está com 2% do mercado brasileiro, o que é muito bom. Não vão fazer loucuras.” Ademais, Sérgio Habib acredita que o governo baiano não está satisfeito com o ritmo da BYD.