BAHIA


Bahia Export destaca futuro da indústria com foco em infraestrutura, energia e mineração

Segundo dia do fórum reúne setor público e privado para debater novos polos industriais e mineração sustentável

Foto: Divulgação

 

O Bahia Export vira seu olhar para as engrenagens que movem a indústria baiana, na próxima sexta-feira (15). O segundo dia do fórum vai aprofundar as discussões sobre os investimentos em infraestrutura, logística integrada e energia, que devem transformar o estado em um polo de atração para novos negócios. Grandes nomes do setor privado se reúnem com lideranças públicas para debater caminhos para uma nova fase de industrialização.

Para começar o dia, às 8h30, o painel sobre investimentos em infraestrutura e novos negócios para a expansão da indústria baiana abre a programação. Caio Zanardo (Veracel), Roberto Oliva (ABTP), Adriana Marcele (Prefeitura de Camaçari) e Vladson Menezes (FIEB) discutirão como a integração logística, a ampliação do uso de gás natural e os investimentos em energia e portos podem impulsionar a instalação de novos polos industriais no estado. O painel inédito destaca a visão de que o futuro da indústria baiana depende de uma infraestrutura moderna e eficiente.

Na sequência, outro destaque do dia será o painel dedicado ao setor mineral, um dos pilares estratégicos da economia baiana. Executivos e autoridades vão discutir como a Bahia pode explorar, de forma sustentável, suas reservas de minerais. O painel inédito promete lançar luz sobre a mineração como motor de desenvolvimento socioeconômico para a Bahia.

Às 10h10, o fórum traz ao centro do debate o setor mineral, no painel “Oportunidades em negócios minerais no estado da Bahia”. Participam Henrique Carbalhal (CBPM), Marcelo Silvestre (Galvani Mineração), Tony Lima (Atlantic Nickel) e Emerson Souza (Brazil Iron). O painel abordará as novas fronteiras de exploração mineral, incluindo potássio, fosfato, ferro, ouro e metais estratégicos para a transição energética. Também estarão em pauta a regulação ambiental e os impactos socioeconômicos nas regiões mineradoras, reforçando a importância de um modelo de mineração sustentável e inovador.

As apresentações individuais incluem nomes de peso como Luiz Gavazza (Bahiagás) e Marcus Cavalcanti (PPI). No encerramento, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresentará detalhes do Novo PAC e seus desdobramentos para a economia baiana. O Ministro do STF, Flávio Dino, concluirá a programação com uma análise dos impactos da reforma tributária no ambiente de negócios e responderá a perguntas previamente selecionadas da plateia.

O Bahia Export 2025 consolida-se como um fórum estratégico de integração entre poder público e iniciativa privada, ao fomentar investimentos e debater soluções logísticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável. Renovaram a parceria pelo segundo ano consecutivo: Abaeté Aviação, Acelen, Bahiagás, Banco do Nordeste, Braskem, Intermarítima, Socicam, Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons; Veracel e o Governo do Estado da Bahia, reafirmando o compromisso com a expansão da infraestrutura e da indústria baiana.

Esta edição também marca a chegada de novos patrocinadores: ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), Atlantic Nickel, CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), CODEBA (Companhia das Docas da Bahia), Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, Galvani e Vopak. A FIEB e a Vinícola UVVA completam a lista de parceiros como apoiadores institucionais.