ECONOMIA


Prefeitura assina termo para promover capacitação e ampliar empregos no setor supermercadista

Acordo prevê a formação de jovens e ampliação de oportunidades no varejo

Foto: Mattheus Miranda/ Sefaz

 

A Prefeitura de Salvador firmou um Termo de Compromisso com a Associação Baiana de Supermercados (Abase) com foco na promoção da qualificação profissional e na ampliação das oportunidades de emprego no setor supermercadista da capital baiana. O acordo foi formalizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec),

O documento foi assinado nesta quarta-feira (6) pela secretária da Fazenda, Giovanna Victer, que representou o prefeito Bruno Reis durante o primeiro dia do SuperBahia, maior evento do Norte e Nordeste do setor supermercadista que acontece no Centro de Convenções de Salvador.

A iniciativa estabelece uma cooperação mútua para a implementação de ações no âmbito do programa Treinar para Empregar, para fortalecimento do setor varejista, com destaque para a formação de profissionais nas áreas de padaria e açougue. O acordo também prevê o incentivo à contratação de jovens capacitados por meio do Programa Geração SSA, com oportunidades de inserção no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego no Varejo.

“Esta é uma ação estratégica que une a força da gestão pública ao dinamismo do setor privado para gerar resultados concretos para a população. Estamos investindo na qualificação e, sobretudo, na empregabilidade dos soteropolitanos”, destacou a secretária da Semdec, Mila Paes.

“Esse compromisso simboliza mais um passo concreto em direção à inclusão produtiva e ao fortalecimento da nossa economia. Ao unir esforços com a Abase, estamos criando pontes entre a qualificação profissional e o mercado de trabalho, especialmente em um setor com grande capacidade de geração de empregos como o supermercadista”, avaliou Giovanna Victer.

Entre os compromissos firmados, cabe à Semdec planejar e executar turmas de capacitação, realizar o acompanhamento pedagógico das formações, manter uma base de dados atualizada dos participantes e articular a intermediação de mão de obra junto ao Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). A Abase, por sua vez, será responsável por mapear vagas nas redes associadas, validar os perfis profissionais formados, estimular a adesão das empresas supermercadistas ao projeto e monitorar os resultados da parceria.

O termo terá validade de 24 meses, podendo ser prorrogado. Um grupo de trabalho interinstitucional será responsável por planejar, acompanhar e avaliar os resultados das ações pactuadas.

Resultado

Salvador segue colhendo os frutos do amplo investimento que vem realizado na capacitação profissional. De acordo com o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, a capital baiana liderou a geração de empregos formais no Nordeste e ocupou a 4ª colocação no Brasil, com 22.094 postos de trabalho com carteira assinada criados no primeiro semestre de 2025.

O principal motor da geração de empregos nos primeiros seis meses deste ano foi o setor de serviços, com 16.946 vagas criadas. Logo em seguida, aparecem os segmentos de atividades administrativas (8.100) e saúde (4.439).

SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) é uma importante ferramenta de conexão entre os trabalhadores e o mercado de trabalho. De acordo com dados da Semdec, foram intermediadas mais de 1.300 vagas no ramo de varejo supermercadista, contemplando funções como padeiro, açougueiro, confeiteiro, líder de prevenção, conferente, repositor, dentre outros