BAHIA


Integrantes de facções são presos em operação que mira divisas com 7 estados

Ação simultânea ocorre em Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Foto: Alberto Maraux/SSP

 

Sete suspeitos de integrar facções criminosas foram presos na manhã desta quinta-feira (7), em Juazeiro, durante a  Operação Nordeste Integrado, que mobilizou mais de 5 mil agentes em ações simultâneas nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os alvos da força-tarefa não tiveram os nomes divulgados.

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), seis foragidos da Justiça foram localizados nas zonas urbana e rural do município, enquanto o sétimo criminoso foi alvo de uma ordem judicial cumprida no conjunto penal da cidade. Um adolescente também acabou apreendido

De acordo com a pasta, todos têm envolvimento com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubo, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.

Na ação, foram localizados R$ 6,3 mil em espécie, um revólver calibre 38, drogas e embalagens plásticas.

O foco da ação é combater o avanço de organizações criminosas interestaduais com reforço de patrulhamento, além de reduzir a criminalidade nas áreas de divisa estadual —especialmente crimes como homicídios, tráfico de entorpecentes e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de assaltos.

As diligências são baseadas em análises prévias de manchas criminais para assegurar maior efetividade nos territórios mais vulneráveis.

Ao todo, 5903 agentes de segurança pública estão mobilizados em dois dias de diligências. Estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.

Policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência participam da operação.