BAHIA


PF deflagra operação contra fraudes bancárias em Feira de Santana; policial civil é alvo

Ação de hoje é um desdobramento da Operação Fake Front, realizada em maio deste ano

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/BA), deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a operação Segunda Camada, que investiga fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em Feira de Santana (centro-norte da Bahia). Um gerente de banco também foi afastado das funções por determinação judicial. A operação inclui ainda o bloqueio de valores das contas bancárias dos investigados. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana.

A ação é um desdobramento da operação Fake Front, realizada em maio deste ano, que identificou um grupo responsável por abrir 21 contas bancárias com documentos falsos, em agências de Feira de Santana (BA) e Brasília, para obtenção de empréstimos fraudulentos. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1 milhão. Conforme a PF, a nova fase da investigação revelou uma segunda estrutura de apoio ao esquema criminoso, com a participação de um policial civil e de pessoas que atuavam na cooptação de gerentes bancários, que forneciam informações sigilosas e facilitavam as fraudes.

A Corregedoria da Polícia Civil da Bahia acompanha a operação em razão do envolvimento de um servidor da corporação. Os alvos responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato.