BRASIL


PRF apreende 103 kg de ouro em operação em Roraima; apreensão foi a maior da história da corporação

Carga avaliada em R$ 61 milhões estava escondida em caminhonete que ia para fora do Brasil

Foto: Divulgação/PRF-RR

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 103 quilos de ouro maciço durante abordagem na BR-401, nas proximidades da ponte dos Macuxis, em Boa Vista (RR), na segunda-feira (4). Esta foi a maior apreensão do metal já realizada pela corporação em todo o país.

A carga, avaliada em mais de R$ 61 milhões, estava escondida no painel de uma caminhonete Toyota Hilux 2024, conduzida por um homem de 30 anos que viajava com a esposa e um bebê. Segundo a PRF, o veículo vinha de Rondônia e tinha como possível destino a Venezuela ou a Guiana, países que fazem fronteira com Roraima.

Os agentes desconfiaram de inconsistências nos documentos apresentados, que não estavam em nome do motorista, e decidiram aprofundar a vistoria. Após encontrarem uma pequena quantidade de ouro, ampliaram a busca e localizaram mais de 100 barras escondidas no painel do veículo. O motorista foi detido em flagrante.

Todo o material foi encaminhado à Polícia Federal, que ficará responsável pela investigação. Os agentes apuram a origem do ouro, o destino real da carga e os envolvidos na operação ilegal. Há suspeitas de que o metal tenha sido extraído ilegalmente em áreas da Amazônia e estaria sendo levado para fora do país por rotas clandestinas.